Erro – DHE – Maquina LG Lava e Seca


Se você está lendo este e porque sua maquina de lavar LG – Lava e Seca está como a mensagem de erro DHE, e ai você já não sabe se liga para a assistência técnica ou reza, pois bem, se você ainda está na garantia, chame a assistência, mas se você não tiver mais a garantia, pode segui os meus passos e você mesmo vai consertar a sua maquina.
Tudo começou a 2 semanas atrás quando foi coloca umas roupas para secar, no processo de 30 minutos ela a cada 10 dava um sinal e o display tinha o erro DHE, eu continuava e dava na mesma, em um ato de desespero comecei a procurar no google alguém com o mesmo problema e consegui um vídeo no Youtube bem pequeno, mas que me abril os olhos, resolvi seguir a risca e deu certo, fiz uma galeria de fotos com os passos dados, mas se você quiser pode ver o vídeo também. Mais uma dica se você chamar o técnico e a mensagem não aparecer, coisa que eu duvido, faça ele abrier a tampa superior da maquina para conferir se o fio vermelho não está quebrado. Boa sorte.

1º Passo  – Tire os 2 parafusos da parte traseira, e retira a tampa, de cara voce verá o fio vermelho quebrado, faça o conserto, é fácil, basta reconectar, e isole.(Imagens 1 a 3).

2º Passo – Retire a tampa do filtro, execute a limpeza com auxilio de um palito de dentes.(Imagens 4 a 6).

saiba também como troca Rolamento de sua maquina LG. https://homensapiens.wordpress.com/2014/11/13/troca-de-rolamento-maquina-lg-lava-e-seca-85kg/

http://www.youtube.com/watch?v=gdGQgUCsTGg

Este slideshow necessita de JavaScript.

~ por Paulo C Carneiro em 07/05/2012.

45 Respostas to “Erro – DHE – Maquina LG Lava e Seca”

  1. Galera que está com erro DHE, aqui aconteceu varias vezes e consegui resolver…
    primeiro verifica o Fio vermelho que fica ligado na resistencia.. da uma olhadinha se ele nao esta arrebentado ou mal encaixado.
    Segundo.. verifica os fios do motor da secadora aqui arrebentou umas 2 ou 3 vezes..
    Terceiro se tiver um multi teste verifica o termostato que fica ali do lado da resistencia..
    quarta etapa.. com calma.. da uma verificada em todos os fios da lavadora.. é impressionante o numero de fios arrebentados nesta lavadora.. mas tem q verificar com bastante calma..
    se nada der certo.. ai procura no google o manual de servico da maquina.. que lah tem mais um monte de possiveis solucoes,,,

    Espero ter ajudado!..

  2. Obrigado pela dica

  3. Muito bom estas dicas. Consegui consertar minha máquina, que estava com o fio vermelho estourado e aproveitei para limpar o filtro.

    Muito obrigado.

  4. Minha máquina esta dando o DHE.

    Fiz a limpeza de todo o filtro, e estava com bastante fios. O meu fio vermelho, não estava quebrado e nem mal encachado. Tirei ele do lugar e prendi bem forte. Mas não surgiu efeito.

    Na minha máquina, logo após abrir a tamba, havia um protetor de espuma plástica preta. Ele estaba bem queimado, por conta do calor. Resolvi tira-lo, pois estava muito derretido. Fiz certo ???

    Outra coisa. O fio vermelho esta enrolado em outros fios, com uma fita branca. Será que ele pode estar cortado ou queimado em algum ponto que ele esta enrolado com esta fita branxa ? Você acha que devo soltar para verificar ?

    Minha máquina tem quase 3 anos. E só agora ela começou a dar este problema. A secadora fica ligada no máximo 10 minutos e para. Não passa disso.

    Agradeço se puder me ajudar.

    Abraço.

  5. a minha maquina e da lg lavadora e secadora no painel apareceu um erro as letras que aparece e um F de cabeça pra baixo e uma letra E pode me ajudar.

  6. Olá,
    tenho um modelo WD-14312RD e o fio vermelho vai para o termostato.
    Estava com o mesmo erro e pasmem: O fio vermelho havia se soltado com conector e tudo. Parecia que alguem o tinha tirado manualmente.

    Fiz uma bela limpeza no ventilador e em toda a grande peca de plastico que recebe o ar quente e agua (aquela que começa no ventilador e termina na parte traseira do tambor).
    Durante a limpeza da peca de plastico, verifiquei que um sensor de temperatura conectado à ela estava totalmente coberto de sujeira.

    Terminado limpeza e reconectado o fio vemelhor tudo voltou a funcionar.

    Muito obrigado pela dica!

  7. Excelente! Meu problema também era com o tal do fio vermelho e esse post me fez economizar, fácil, uns R$ 300,00

  8. Este rapaz nota 10 explicou muito bem economizei R$ 390,00 obrigado grande abraço .

  9. MINHA MAQUINA ESTA DANDO UM SEGUINTE ERRO: F DE CABEÇA PARA BAIXO E ALETRA (E)

    DESDE JA AGRADEÇO.

    ATT MARIO

  10. Impressionante, abri como ilustrado e o fio vermelho estava desconcertado. Como se alguém o tivesse feito. Muito obrigado.

  11. Incrível Paulo!! ja estava prestes a chamar um técnico, após ler seu post fiz todo o procedimento e…funcionou perfeitamente!!! Além do mais devo ter economizado uns 300,00!!! Muitíssimo obrigado!!!

  12. Já deu esse problema uma vez e levou muito tempo para consertar. Dessa vez, segui os passos e deu certo. Muito obrigada.

  13. Continuando…nem precisou chamar a assistência que não há na cidade. Teria q esperar meses.
    Abraços.

  14. oi…
    minha lg lava e seca esta dando o seguinte erro: a letra f de ponta cabeça e a letra e, esta fora da garantia, chamei o tecnico ele trocou a bomba e o erro continuou, gastei 250,00, depois resolvi chamar a autorizada, soh que a unica que tem na cidade mais proxima de onde eu moro nao atende mais fora de garantia, mais mesmo assim veio e me deu outro orçamento de 450,00, fara efetuar a limpeza da maquina cpõmpleta por causa desse ventilador e da tubulação da secadora e disse que tenho que trocar o termostato também…tenho medo de gastar de novo e nao resolver o meu problema, pois daqui a pouco vou ter pago o preço de uma nova e continuar com uma quebrada…alguem pode me ajudar, por favor
    mariana

    • Mariana,

      Quando eu tive o meu problema, foi ate o que gerou este post, eu pesquisei no Google, e foi ai que eu achei o video de um rapaz, que me ensinou a fazer o conserto… aconselho que voce tente, mas vou dar uma pesquisada OK..
      Um abraço..

  15. Boa tarde Paulo,
    Estou faz uns 2 meses com problemas na minha maquina de lava e seca, primeiro deu erro IE, chamei a assistencia tecnica, que acabou me trocando o pressostato, que acho que no fim não precisava ter pago por essa troca, novamente deu esse erro e mais um outro, que não lembro agora, chamei a assistencia e 2 tecnicos foram lá da mesma empresa, qdo solicitei a troca de uma peça, o 2º tecnico foi e disse que era a placa que teria que trocar, enfim, não paguei 600,00 reais por essa troca e solicitei mais 2 orçamentos, no último, vc não vai acreditar, mas o tecnico veio e arrumou consertou o chicote, e era só esse o problema.
    Depois de alguns dias apareceu o erro DHE, chamei esse tecnico, fazem 3 semanas que ele ficou de ver sobre esse erro, pois ele não mexe tanto com a marca da LG, mas irei tentar esse pelo seu video esse final de semana, espero que de certo.

    • Ola!,
      Olha depois dessa novela toda espero que você seja feliz nesta tua tentativa, a gente fica nas mãos destes técnicos que nem sabe o que estão fazendo, ficam no achismo, e nada, parece que o nosso dinheiro é capim, quando eu tive o erro DHE, tinha 18 meses que tinha comprado a minha maquina, depois disso nunca mais tive problemas, tenha por sua conta e veja se o fi vermelho esta ok…
      Boa Sorte!

      Uma abraço.

      • Olá,
        Eu tenho a maquina faz 4 anos e somente agora que começou a apresentar problemas, mas pelo que vi estou até com sorte, pois muitas pessoas já tiveram problemas com ela logo no inicio, te aviso se conseguir arrumar.

        Abraço

  16. Ola! tenho uma maquina de lavar LG 12 kg modelo WD 12270RD – de uns tempos pra ca vem aparecendo o erro DE – mas continuava a trabalhar bem – porem ontem nao quis mas ligar nem com reza forte. Vc pode me ajudar ….. Abraco Relga Gama

    • Cara Relga,

      A unica coisa que posso te dizer e para você abri a sua maquina com esta na sequencia de fotos, se ela ja esta fora de garantia, que mau há, não é!
      Quem sabe e um fio solto, como aconteceu comigo, no meu caso foi o fio vermelho que estava solto, pode ser que com você seja somente o filtro muito sujo.
      Nos ja sabemos que os técnicos da LG sabem o mesmo que nos, eu fiz uma breve pesquisa na internet e não achei nada especifico com erro “DE”.

      Forte abraço.
      e Boa sorte.
      Paulo.

  17. Perfeito! Na minha lavadora-secadora LG aconteceu exatamente o mesmo problema. Mensagem de erro DHE, abri a tampa superior e o fio vermelho estava quebrado do plug.

  18. Excelente dica!! Deu super certo com a minha máquina.

  19. Entre no meu VIDEO … estava com esse ERRO tE e consigo corrigir. Procure no YOUTUBE: Erro DHE e tE na lava e seca LG

  20. obrigado pela dicas !!!!

  21. A minha máquina também deu o erro DHE, abri a tampa dela mas o fio estava normal no soquete. Depois de uma análise detalhada vi que o fio estava partido do bolo de fios que vem de trás da maquina. Mas era o bendito fio vermelho e este post salvou mais um. MUITO OBRIGADO!!!!!

  22. Socorroooo …minha LG 8kg esta dando a msg de erro LE , faz 3 meses que a autorizada levou minha maquina, ainda nem terminei de pagar 580,00, será que vc pode me ajudar??

  23. GOSTEI DEMAIS DAS DICAS E VIDIOS POSTADOS AQUI, GOSTARIA DE SABER COMO POSSO TESTAR O SENSOR QUE FICA JUNTO AO
    MOTOR DIRCT DRIVE (MOTOR PRINCIPAL) PARESE QUE O NOME É SENSOR HALL

  24. A minha máquina estava dando o erro DHE, o tecnico abriu a tampa onde fica o ventilador da secadora limpo o sensor que fica dentro dele e pronto começo a funcionar normalmente, falta de manutenção ( limpeça), espero ter ajudado

  25. Minha máquina esta com erro DHE e todos os fios estão inteiros e conectados, porem minha duvida está na posição de conexão dos fios na resistência e no termistor, alguém poderia me passar esta sequencia de cores e posição? Obrigado

    • Bom dia,
      Eu não sou tecnico, sou um usuario que deu sorte para conserta, tudo que eu faço e pesquisar na internet e sempre tenho sorte..
      Busque com a palavra chave e que sabe voce consegue.
      Um abraço.

      • Boa noite a todos a minha lg 11 kg deu esse erro DHE não era o fio vermelho mas sim o ventilador estava entupido de sujeira, fiz a limpeza e ficou boa novamente. Abraços a todos👍🏻👍🏻

  26. Também tenho a mesma máquina LG lava & seca 8,5Kg e está dando o erro DHE. O tal do fio vermelho está normal. Verifiquei todas as conexões e vi que não há nada solto. Realizei a limpeza da secadora e o erro continua. Vi num video no youtube que havia um fio partido que estava “amarrado” junto com vários outros e num lugar que não dava pra ver. Ou seja, tem que sair abrindo todas as amarrações mesmo pra ver se não tem um fio quebrado 😦 Se eu conseguir alguma coisa, volto aqui

    • Cibele,
      Quando é assim, eu vou no Google e coloco a pergunta, do defeito que esta apresentando, caso voce ache, manda para nos o link.
      Um abraço.

  27. A minha LG WD14312RD apresentou o mesmo defeito, ou seja, o erro “dHE” e não secava. Li alguns os comentários, vi os vídeos, daí abri minha máquina. O fio que deveria ser vermelho não era vermelho. E não estava quebrado. “Poxa, que azar, só comigo!”. Daí vi mais alguns comentários e outro vídeo, de uma prestativa amiga que fixou vários fios quebrados, daí pensei “poxa, tô com medo de meter a mão nesses fios, e ela já emendou tudo na máquina dela, isso que é coragem!” Daí li uma mensagem aqui que diz que o fio vermelho dele estava arrebentado lá dentro, no bolo de fios que vinha de dentro da máquina. Bom, vou seguir o meu cabo então. Não deu outra:
    – o fio a partir de uma fita isolante passa a ser vermelho
    – esse fio estava rompido!!!! (achei!!!!!)
    – descasquei o fio, coloquei um pedaço de fio 2,5mm para não diminuir o tamanho original, fechei tudo com fita isolante de alta fusão.
    – liguei a máquina antes de colocar a tampa, e programei logo para secar. Ela começou a trabalhar e a tampa preta, onde dentro tem a resistência, começou a esquentar (o que não estava acontecendo durante o problema).
    – fechei a tampa superior, e a máquina continuou a trabalhar.
    Problema resolvido!!!
    Muito obrigado a todos que aqui colocaram seus comentários, me ajudaram bastante, inclusive me dando coragem de meter a mão na máquina.
    Bruno – Cabo Frio, RJ

  28. Muitooo obrigada pela explicação. Minha lava e seca apresentou este defeito e meu marido conseguiu arrumar , pois era exatamente como você colocou.
    Pra completar a ajuda fes a limpeza do filtro e estava muito cheio. Bom, um técnico recentemente esteve em nossa casa p consertar outro defeito dela e falou q não havia filtro nem nada para limpar!! E olhem só, por sua ajuda não só limpamos como também consertamos!! Valeu mesmo!!

  29. Bom dia!!

    Recentemente comprei uma LG wdc1485ad. Lavamos a primeira leva de roupas normalmente, mas a máquina não estava nivelada e ao lavar roupa mas duas vezes percebi que o tempo de algumas lavagens não aparece mais no visor digital. O que fazer nesse caso?

    Att,
    Jullia

    • Julia,
      Bom dia,
      E assim mesmo, tenho uma LG a 6 anos, e é sempre assim, eu entendo que o tempo vai se ajustado conforme os diversos tipos de tecido que você poe na maquina, como a gente nunca presta atenção nisso o tempo vai se ajustado, mas e perfeitamente normal.

      Quanto ao nivelamento, acho que você deveria ver isso pois com o tempo o eixo pode estragar.

  30. Muito obrigado! Minha lava e seca apresentou o defeito DHE e resolvi em 15 minutos usando o seu passo a passo!

  31. A minha da o código assim. OE

  32. Me ajudou muito obrigado ! Realmente tinha partido o fio vermelho

Deixe um comentário

 
