Envelhecer com dignidade, os Vovôs e Vovós do 3º milênio


Vovos do 3 milênioEstamos envelhecendo, isso não é novidade, mas envelhecer com dignidade e saude não é para todos, domingo fui ao cinema e tinha um senhor na fila, acredito que ele tinha pelo menos uns 75 anos, ele já estava bem curvado, mas estava lá na fila do 3D, pensei isso sim é que é envelhecer com dignidade, independente e autônomo.

Acredito que daqui a algum tempo ao invés de uma fila preferencial nos supermercados, teremos uma fila para não preferencial, e penso será os grandes centros estão preparados para isso, será que eu estou preparado para isso? difícil responder. Outro dia vendo uma matéria no Discovery Channel, sobre um estudo sobre empresa que estão desenvolvendo e estudando maneiras de facilitar a vida do idoso, são carro, acesso à transporte publico e pode acreditar, prateleira de supermercado, uma coisa que devemos ficar atentos são os textos no produtos, sempre com letras muito pequenas.

De acordo com dados do Censo, realizado pelo IBGE em 2011, são quase 3 milhões que moram sozinhos, o que representa 14% do total de brasileiros com mais de 60 anos.
Na Folha de São Paulo web, tem umas matérias muito boas;

D. Cyonea Villas-Bôas, 82, diz “Vivo maravilhosamente bem sozinha. Faço tudo: dirijo, uso o computador, administro e faço serviço de casa. Também viajo muito. Estou chegando de um resort agora mesmo Meu marido morreu há 17 anos. Éramos casados há 47. Nunca tive a intenção de colocar alguém no lugar. Senti a falta dele, que era uma pessoa fina, amorosa, mas soube preencher com outras coisas.”

D. Catarina Fló, 92, tem a casa invadida por netos e bisnetos toda quarta-feira na hora do almoço. Acabadas a comida e a conversa, todos voltam para seus lares e apenas ela e a empregada ficam. É assim há quatro anos, desde que seu marido morreu. Ela diz que se sente bem sozinha: “Na minha casa eu mando na minha vida”.

D. Catarina Hüvos, 89, não vê vantagens em morar só. Mesmo assim, quando o marido morreu, há nove anos, ela não aceitou o convite para ir morar com sua filha. “É melhor para as duas. Cada uma em seu lugar faz o que quer.”

O Sr. Eliassy Vasconcellos, e um advogado de 90, que mora sozinho há 20 anos e está satisfeito: “Quero levar a minha vida sossegado, dormir e acordar na hora em que quiser”. “Como só tenho 90 anos, garanto que estarei bem até o próximo fim de semana”.

Temos que nos preparar para a velhice, temos muito que aprender, os tempo estão mudando e estamos vivendo mais a cada dia, mas só me resta pensar, será que estou envelhecendo da forma certa? A grande verdade é que não existe uma formula para isso, e o simples um dia atrás do outro.

Fonte: www1.folha.oul.com.br/equilíbrioesaude
Matéria 1
Matéria 2

Anúncios

~ por Paulo C Carneiro em 03/04/2012.

Uma resposta to “Envelhecer com dignidade, os Vovôs e Vovós do 3º milênio”

  1. Tenho 65 anos e compartilho as mesmas ideias. Só ainda não me dei conta se estou preparado para esta fase que já estou. Vou tocando e agradecendo a Deus pela minha saúde. Moro em cidade do interior do Espírito Santo (Pancas) onde prático voo livre e ciclismo.
    Obrigado por veicular mensagens tão otimistas e encorajadoras e
    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: